sábado, 21 de setembro de 2013

Sabias que?

Curiosidade para Miúdos e até Graúdos...



Já alguma vez te questionaste porque é que os teus cereais tendem a agrupar-se e a encostar-se à borda da tigela? Se nunca reparaste, vai rapidinho buscar uma tigela com leite e o pacote de cereais e comprova como é real!

Quando deixas caír um floco de cereal dentro da tigela, o leite que fica debaixo do floco curva-se, criando uma pequenina depressão na superfície do líquido. Ao passo que vais deitando o segundo e o terceiro flocos, vai-se criando mais uma e mais outra depressão na superfície do leite. Portanto, quando os flocos se aproximam uns dos outros, acabam por, juntos, ficar na mesma depressão, ficando lá retidos... daí os flocos tenderem a formar grupinhos de vários, o que para nós é trabalho facilitado quando queremos levar à boca uma colher cheia deles!!

Isto acontece de forma mais clara com os cereais Cheerios (aqueles tão famosos cereais que têm a forma de anéis!) e, foi por isso mesmo, que batizaram este efeito de Efeito Cheerios.


E, agora... qual a razão para os cereais se irem encostando às bordas da tigela? 
Já tentaste encher um copo de água até ao limite dos limites sem deixar entornar? Quando tentamos fazer essa peripécia e pômos os nossos olhos ao nível do copo conseguimos verificar que o líquido forma um limite "curvado", ao qual chamamos de menisco (muita gente já conhece este termo). Assim como conseguimos ver que a água forma no copo uma espécie de montanha mais alta no centro que vai diminuindo até aos cantos, também conseguimos esclarecer a dúvida inicial. Os cereais apenas escorregam pela montanha e ficam nas bordas!!

Agora já podes ir contar esta curiosidade ao teu irmão mais velho só para teres o teu momento de glória! 

4 comentários:

  1. Não fazia ideia porque é que isso acontecia. Adorei a publicação!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu acho uma excelente ideia da vossa parte :) têm essa ponta de rebeldia, mas também nos transmitem informações interessantes. Olhando em concreto para esta publicação, por vezes nem nos questionamos porque é que isso acontece. Habituamo-nos a ver os cereais a agruparem-se, mas nem pensamos no porquê. É bastante interessante compreender o conceito que lhe está inerente. E para quem está deste lado chama à atenção!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. AAhh, pronto agora ja posso morrer descansada xD..boa explicação gostei :) e agora quando eu for encher o copo de agua e por os flocos ja posso fazer a experiencia e ver com os meus proprios olhos aquilo que nunca tinha reparado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...